Dia 01 de abril a partir das 9h na Praça do Parque Ecológico em Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas acontece o Dia D do descarte correto de lâmpadas realizado pela Cicloteo em parceria com a Reciclus e apoio da Unime, TendTudo, Parque Ecológico de Lauro de Freitas e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos da Prefeitura de Lauro Freitas.
Descartar lâmpadas fluorescentes usadas incorretamente pode ser muito nocivo para a saúde humana. Isso porque, apesar da praticidade, durabilidade e economia da lâmpada fluorescente, no interior dela existe um componente químico muito perigoso à saúde: o mercúrio, metal pesado e tóxico.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, as lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio metálico e devem ser descartadas em local adequado. Em caso de quebra do vidro da lâmpada, o vapor de mercúrio é liberado no ar e, pode causar febre, tremor, sonolência, dor de cabeça e náusea caso seja inalado. Em casos de contato prolongado com a substância, pode haver danos ao cérebro, fígado, pulmões e rins.
Processos realizados em locais especializados são responsáveis por retirar e descontaminar lâmpadas fluorescentes, assim elimina-se a possibilidade de poluição ambiental. O descarte de lâmpadas fluorescentes deve ser bem feito, procurando quais os lugares certos, isolando o material em caso de quebra e avisando sobre o conteúdo entregue.
A cicloteo utiliza a junção de um sistema ambientalmente correto de tratamento, com armazenamento temporário de insumos, até a destinação ou disposição dos insumos e rejeitos originados dos processos de descontaminação.